quarta-feira, 6 de julho de 2016

Empresa italiana investe R$ 1 bilhão e começa a construir no Piauí a maior usina de energia solar da América Latina

A empresa italiana de geração de energia, Enel S.p.A, por meio de sua subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda, anunciou o início das obras de construção da maior usina solar do Brasil, a Nova Olinda, localizada no Piauí. Quando concluída, será a maior da América Latina, com 292 megawatts em capacidade. O investimento total será de US$ 300 milhões (quase 1 bilhão de reais no câmbio atual), como informou a companhia em comunicado nessa terça-feira (5).

Piauí terá a maior usina solar da América Latina que será construída em Ribeira-PI pela Enel /
Na imagem, o Karadzhalovo Solar Park, na Bulgária, que produz apenas 60 MW, com 214 mil painéis fotovoltaicos  e ocupa uma área de 100 hectares, equivalente a 100 campos de futebol. O do Piauí terá capacidade para gerar 292 MW e ocupará uma área de 690 hectares.

A usina será instalada no município de Ribeira do Piauí, que tem apenas 4.381 habitantes e fica  localizado a 377 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé. Depois de construída, a Nova Olinda ocupará uma área de 690 hectares e terá capacidade instalada total de 292 MW. O empreendimento será capaz de gerar mais de 600 GWh por ano, o suficiente para atender as necessidades de consumo de energia anual de cerca de 300.000 lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 350.000 toneladas de gás carbônico (CO2) para a atmosfera. A unidade de produção será construída em uma área com altos níveis de radiação solar e contribuirá para atender a crescente demanda do país por energia.

Localização de Ribeira do Piauí, município onde será construída a usina solar da Enel
e que será a maior da América Latina / Imagem: Wikipédia

A Enel ganhou o leilão da energia solar realizado em agosto de 2015. O governador Wellington Dias, antes mesmo do leilão, acompanhou os investimentos em energia no Piauí e realizou viagens à Itália e Alemanha para conhecer projetos e conversar com o empresariado local do setor. "Essa iniciativa faz parte do nosso projeto de trabalhar muito e produzir o que o Brasil precisa: energia, alimentos, bons serviços e gerar emprego e renda fazendo a economia crescer. O Piauí está pronto para esta tarefa e estamos trabalhando para ampliar investimentos e gerar emprego e renda para a população", afirma o chefe do executivo estadual.

O gerente da Enel para o Brasil, Carlo Zorzoli, destacou, por meio de nota, que a companhia pretende continuar investindo para crescer de maneira sólida no setor de energia no país. "O governo brasileiro tem desenvolvido um processo atrativo e bem estruturado de leilões e temos construído o nosso sucesso com base na tecnologia líder de mercado, excelência em financiamento e reputação", declarou o gerente.

Wellington Dias destacou os demais investimentos realizados no Piauí. "Somando os investimentos como esse da Enel, em energia solar; do Grupo Votorantin em energia eólica - com cerca de 3,6 bilhões de reais também em andamento; do Grupo Tomazini, da Terracal, do Ouro Branco e da Portugal Gás e Petróleo, teremos bilhões de investimentos e mais empregos”, ressalta o governador, ao destacar que também já está acertada a instalação do grupo Aurora, Alfa e Minasmel (os três na produção de alimentos), Budny (tratores e implementos) e uma nova base da Vickstar em Parnaíba.

Leia também: Empresa italiana inaugurou no Piauí a maior usina solar da América Latina

Fonte: (Com informações do Governo do Piauí e da Enel)

<<<==================================================>>>
Leia também:

A arte macabra de fotografar mortos no século 19

Fordlândia, a cidade perdida que Henry Ford construiu no meio da Amazônia

O trágico acidente automobilístico que matou 50 pessoas no Piauí em 1985 

67 comentários:

  1. Se a fonte é governo do Piauí, certamente não é confiável. Tem tanta obra inacabada no meu Estado, que é difícil de acreditar em mais uma notícia dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Çoncordo com voce.- Não acredito.

      Excluir
    2. Pois pode morder a lingua pois o projeto já é realidade.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Esta notícia com a mesma foto é publicado desde 2012 e até agora, nada saiu do papel.
      Chegaram a começar a terraplanagem ainda no governo Dilma mas não teve andamento.

      Excluir
    5. Realmente isso é verdade, e a obra ja esta em andamento, ano passado tive a oportunidade de fazer um trabalho lá e fiquei impressionado com o tamanho que será.

      Excluir
    6. Esse projeto está em andamento amigos e já é uma realidade sem volta.

      Excluir
    7. Essa realidade poe fim no tabu, o Brasil entra no roll das grandes produções de energias sustentaveis. Parabens, a quem se movimentou por essa iniciativa e coragem!

      Excluir
    8. pra ser Sustentavel não deveria eliminar ou, ao menos, baixar o maximo os impactos ambientais?
      Placas fotovoltaicas durante sua fabricação (que usa silicio como materia prima) tem um resíduo altamento poluente e que não se degrada chamado tetracloreto de silício. Além disso... as placas vêm de onde? Da italia? Então o transporte envolverá altas emissões de carbono. E quando o texto diz que a quantidade de energia produzida com esse metodo evitará a emissão de 350.000 toneladas de CO, isso é comparando com a mesma energia se produzida por hidrelétricas ou por termoelétricas (que queimam carvão pra produzir e quase não existem no Brasil)? A energia solar é tida como uma energia limpa e verde. Mas aquilo que os ecologistas gostam de evidenciar como poluente na manufatura de quase qualquer engenhoca humana, esquecem-no para aquilo de que eles gostam.

      Excluir
    9. Mano... Isso tudo é pra dizer que vc tem uma opinião?
      350 mil toneladas é comparado ao que?
      Não enxerga que na construção de qualquer outra fonte de energia, indiretamente vai afetar o ambiente? Vc diz que os transportes da carga vai emitir Carbono... Nossa sinceramente pra esse comentário!

      Excluir
    10. Senhores com respeito todo ...penso que essa obra ou esse projeto, deve estar sim gerando com muito sucesso, uma tremenda - CORRUPÇÃO - com essa turma de políticos/coronéis que tem por ai ... Alias aonde não tem coronel nesse pais nosso. Mas a velharia, e vcs sanem disso, caros Amigos, pode ter certeza que está enchendo os bolsos...! abrs

      Excluir
    11. Se mata Unknow... só assim salvaremos o planeta!

      Excluir
    12. Estamos na metade de 2017, era da geração de energia limpa no mundo e naturalmente estes empresários fazem parte da equipe que trará essa maravilha ao Brasil. Acreditando ou não o AGORA chegou pra valer

      Excluir
    13. A CLASSE POLITICA, TENS INVERGONHADO TODO O BRASIL, ESSA IDEIA MARAVILHOSA, TRAZ TANT
      AS DUVIDAS, E A SEGURANCA DO INACABAVEL.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. isso e comeco ja era ter sistema maior energia regiao usando eolica tamebm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos vários projetos eólicos na região do Piauí acontecendo. Se o leilão de energia não fosse cancelado em 19/12/16, este ano e o ano que vem mas sem isso vai ter uma retração de novos projetos.

      Excluir
  4. Correto amigo! Na matéria cita-se: "usina de energia eólica da ENEL ...", em outro trecho cita-se:"A ENEL ganhou o leilão da energia eólica...". Só que energia eólica é obtida com o aproveitamento dos ventos, e não com painéis solares!Já está na hora de privilegiar ambas as matrizes energéticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto fica na região de São João do Piauí, economia aquecida, meio mundo de pião de fora, são 700hac sendo trabalhados pela empresa, que como o capital é privado em pouco tempo já vai estar operando. Paineís produzindo energia para uma substação de 500kv que transmitirá para a substação da CHESF em São João do Piauí.

      Excluir
  5. Sou cearense e apaixonado pelo Piauí. Estive em novembro em São João do Piauí e posso confirmar que a cidade está em pleno vapor com as obras de instalações dessa verdadeira indústria de energia.A cidade tem crescido rapidamente. Infelizmente, os empresários locais não estavam preparados para o vulcão em prestação de vários serviços. Pode acreditar, nosso Piauí tem tudo para crescer ainda mais.

    ResponderExcluir
  6. Pra onde mando meu currículo pra trabalhar nessa empresa?

    ResponderExcluir
  7. Pra onde mando meu currículo pra trabalhar nessa empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode enviar para as empresas Prodiel (está realizando parte da construção) ou ENEL (ambas possuem escritório Rio de Janeiro)
      abs
      RR

      Excluir
  8. Alguém tem alguma informação sobre a empresa que vai construí os parques e ou para que mandar o Curriculum.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de enviar meu currículo sou eletricista

    ResponderExcluir
  10. Que novidade excelente ver investimentos no estado de vocês fico feliz e parabenizo os investidores e políticos que fizeram esta realidade. Como tenho uma empresa de sistemas em elétrica e TI para informática e reformas civis gostaria que em todos os estados ocorressem estes investimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Que novidade excelente ver investimentos no estado de vocês fico feliz e parabenizo os investidores e políticos que fizeram esta realidade. Como tenho uma empresa de sistemas em elétrica e TI para informática e reformas civis gostaria que em todos os estados ocorressem estes investimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente, PARABÉNS, PIAUÍ!!!
    Enquanto o Brasil para ou retrocede nas mãos de um usurpador, que só se ocupa de pagar juros escorchantes aos banqueiros, o Piauí investe na produção. Parabéns por terem eleito um governador como o Wellington Dias!

    ResponderExcluir
  13. Sou eletricista como Fasso pra mandar meu currículo?

    ResponderExcluir
  14. Sou eletricista como Fasso pra mandar meu currículo?

    ResponderExcluir
  15. MAis ofertas de trabalho! , mas também mais uma obra que venderá energia para fora do estado.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, mas porque vai utilizar todo estes 690 alqueires de terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é alqueires, você leu direito? É sim, hectares. A medida agrária oficial no Brasil.

      Excluir
  17. Não percam tempo e invistam na área em que mais cresce hoje!

    ENERGIA SOLAR - INSTALADOR SOLAR DE ALTA PERFORMANCE
    Hoje, a energia solar é uma excelente solução para pessoas ou empresas que procuram economia na conta de energia e o mercado está em ascendência e a procura por profissionais capacitados para realizar instalações está alta e continuará crescendo.

    Acesse já o site para maiores informações: https://go.hotmart.com/K5388000C

    ResponderExcluir
  18. O custo do investimento é muito menor do que foi gasto nas obras do estádio do Maracanã na copa do mundo de 2014.
    Qual é o real significado de legado?

    ResponderExcluir
  19. Projeto do governo Dilma. Será que os italianos vao continuar a investir, com toda a insegurança juridica gerada pelo golpe? Na epoca, havia uma previsao de crescimento firme da economia. Os golpistas destruiram esse crescimento. Quando Dilma ganhou o O segundo mandato, o desemprego era de 4,5%. Hoje, apos o golpe e todo travamento da economia que se iniciou no primeiro dia do segundo mandato de Dilma, pelos golpistas, o Brasil esta parado. Desemprego beirando os 15% e aumentando. Temer foi ao Japao pedir investimento. O primeiro Ministro colocou o cara para correr. Disse ele: investir no Brasil agora? qual a segurança que temos depois que investimos nos estaleiros que voces quebraram? Sem chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vive em outro país, pois quando a srª Dilma foi deposta e sem golpe, o desemprego já estava na casa de 12%, o atual governo não chegou aos 15%, como fala, deve estar próximo aos 13%, o que é muito. Vamos ser honesto vamos falar a verdade e este travamento da economia começou, justamente durante o o governo anterior ao atual, por não conhecer nada de economia e deixar de tomar medidas necessárias para que o Brasil não atingisse este patamar de hoje. Agora eu te pergunto: Quem quebrou os estaleiros japoneses? Pense bem e depois responda, verá que foi quem você esta defendendo.

      Excluir
    2. Se o PT quebrou o País, e trabalhou para desempregar 13 milhões de trabalhadores, e agora a companheira que atribuir ao atual governo toda a corrupção e malandragem dos 13 anos de governo.

      Excluir
    3. A corrupção já era uma senhora a mais de 30 anos atrás, seja honesto!

      Excluir
    4. Se foi obra da Dilma, acredite uns 15% já foi providenciado saco...

      Excluir
  20. Esperemos que os italianos pensem diferente. E que o Piaui consiga ter esse investimento tao importante se confirmando. Talvez o tempo de implantacao supere o periodo de crise, e quando dicar pronto, a economia ja começou a se recuperar. Para isso, os golpistas tem que sair.

    ResponderExcluir
  21. A da Bulgária em 100 ha produz 60 MW, logo a do Piauí, local de ótima isolação, com 690 ha, 7 x mais, deveria produzir 420 MW, mas só promete 292 MW. Será que estão trazendo equipamento obsoleto?

    ResponderExcluir
  22. Poderiam fazer plantio hortidrugranjeiro em baixo da plataforma e doar para entidades..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique esperando, eles vieram para cá para ganhar muito dinheiro e não para querer ajudar o povo.

      Excluir
  23. Sou do Piauí,fico muito contente com esse empreendimento de grande ''poste''no nosso Piauí,...

    ResponderExcluir
  24. Se e verdade, não sei, mas que calor naquela região, tem se perdendo, e que poderia ser melhor utilizado, isso e FATO.Aplausos pra iniciativa.

    ResponderExcluir
  25. Sou da Família AVELINO DO PIAUÍ
    ZEUDA AVELINO.

    ResponderExcluir
  26. Sou da Família AVELINO DO PIAUÍ
    ZEUDA AVELINO.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Será que esse tipo de energia é realmente inofensivo? Realmente não conheço, mas gostaria de saber se não traz nenhum tipo de prejuízo para o meio ambiente e para as pessoas que trabalharão no local. Se for inofensivo é uma ótima opção para esse rincão tórrido e sofrido do Brasil.

    ResponderExcluir
  29. Ja existem no Brasil, pelo menos tres 3 grandes fabricantes de placas fotovoltaicas, com certificação internacional.
    O BNDES, e também o BASA da Amazônia, tem linhas de créditos, especialmente destinadas a projetos e fabricação de placas no Brasil, com juros subsidiados,muitos outros interesses existem em jogo por de traz deste projeto, que vai importar todos os equipamentos e placas fotovoltaicas, sabe deus a que custo.
    temos de prestigiar a industria brasileira, gerando empregos e renda

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, sendo uma iniciativa privada tem tudo para dar certo!

    ResponderExcluir
  31. As placas de energia solar são fabricadas em Sorocaba SP pela FLEXTRONICS, com tecnologias Canadense e Chinesa.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de ser representante comercial como fazer?

    ResponderExcluir
  33. Certamente um grande projeto que infelizmente não irá impactar positivamente para diminuição do custo da energia em nosso país. Continuaremos a pagar a energia mais cara da AL!

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de poder colaborar com a construção da Usina. Quer seja nos projetos, consultoria, construção, montagem e instalação....
    Como devo proceder ?
    Aguardo contato
    Eng.º César
    czar.unb@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Só faltou os empregos,pros piauienses,a grande parte das pessoas que trabalham lá é de outros estados governo vagabundo esse do Piauí que não incentiva a contratação da mão de obra local.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de enviar o meu currículo, sou eletrotécnico.

    ResponderExcluir
  37. Melhor do que nada, nem que seja mais uma inverdade. no Piaui e Maranhão as coisas são complicadas. Uma pena! Tenho dois filhos piauienses e temo pelo futuro deles.

    ResponderExcluir
  38. Quanto maior a obra, maior a corrupção.

    ResponderExcluir