quarta-feira, 29 de junho de 2016

Governo e Grupo Tomazini discutem a implantação de complexo agroindustrial de R$ 1 bilhão em Uruçuí

Com o objetivo de discutir os termos e o cronograma para implantação do complexo agroindustrial em Uruçuí, o secretário estadual de Governo, Merlong Solano, se reuniu com o representante do Grupo Tomazini, Edgar Mendes; o presidente da Eletrobras Piauí, José Salan; e o diretor técnico da distribuidora de energia, Luís Carlos. O encontro foi realizado nesta sexta (24), no Palácio de Karnak.

Secretário de  Governo Merlong Solano discute implantação de complexo agroindustrial no Piauí
(Foto:Ascom Segov)

O secretário explicou que, no início do mês de junho, o Governo celebrou um Protocolo de Intenções junto à empresa Nutriza Nordeste Alimentos S.A., que faz parte do Grupo Tomazini, para a implantação de área agroindustrial no município.

“Agora estamos tratando junto ao Grupo Tomazini e a Eletrobras Piauí um cronograma de investimentos que viabilize o projeto dentro de um prazo proposto, que é de 4 anos e meio, para a conclusão do distrito agroindustrial no estado”, informou Solano.

O espaço contará com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e resultará na geração de cerca de seis mil empregos, sendo três mil diretos e outros três mil indiretos. Durante a reunião, foi discutida a infraestrutura de energia elétrica na região, com a instalação de duas subestações 15/20MW e a criação de uma linha de distribuição de energia elétrica.

“Nos reunimos para definir as ações de responsabilidade da empresa, do Governo e da Eletrobras para viabilizar a infraestrutura de energia elétrica que atenda às necessidades do Grupo”, ressaltou o secretário de Governo.

Edgar Mendes, representante do Grupo Tomazini, frisou que o grupo atua no Piauí com a agricultura de grãos de soja e de milho e pretende criar um parque industrial para produção de ração e de frangos. “Desde a fase inicial das negociações, que culminaram com a assinatura do protocolo de intenções, a implantação de melhorias estruturais relacionadas à qualidade e disponibilidade de energia elétrica na região de Uruçuí foram negociadas com o Estado e com a Eletrobras”, salientou Mendes.

Fazenda Serra Branca Agrícola em Uruçuí, pertence ao Grupo Tomazini, lá o grupo já produz milho e soja e agora pretende instalar um grande complexo agroindustrial focado na criação e abate de frangos para exportação,
além de ração / Imagem: Grupo Tomazini

A empresa pretende construir em Uruçuí 450 galpões com capacidade de 35 mil frangos cada um. O secretário explicou que o governador Wellington Dias tem incentivado a industrialização de matéria-prima a fim de agregar valor aos produtos produzidos no estado.

“O grupo já investe na região de Uruçuí, produzindo soja e milho. Agora a empresa vai agregar valor à matéria-prima, com a instalação da área agroindustrial com capacidade de abater 150 mil frangos por dia, em que parte será destinada à exportação”, informou Solano. O Grupo Tomazini também pretende investir na produção de óleo vegetal a partir da soja e do milho.

Atribuições

O gestor da Secretaria de Governo acrescentou que ficou acertada na reunião a execução de um estudo de viabilidade técnica, que vai envolver o grupo Tomazini, o Governo e a Eletrobras para definir as responsabilidades de cada órgão e da empresa.

No protocolo de intenções, o Estado se compromete a articular a construção de 2.500 casas do Programa Minha Casa Minha Vida; trabalhar para a implantação do aeroporto local; viabilizar a pavimentação asfáltica do trecho de aproximadamente 30 quilômetros e criar cursos profissionalizantes junto às instituições de ensino da localidade que permitam qualificar a mão de obra, objetivando melhor aproveitamento.

Fonte: Texto adaptado do site do Governo do Piauí

<<<==================================================>>>
Leia também:

A arte macabra de fotografar mortos no século 19

Fordlândia, a cidade perdida que Henry Ford construiu no meio da Amazônia

O trágico acidente automobilístico que matou 50 pessoas no Piauí em 1985 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...